RECRUTAMOS, SELECIONAMOS, FORMAMOS E COLOCAMOS EMPREGADAS DOMÉSTICAS!

ATÉ 5 OPÇÕES EM 48H  

mobile-icon
PROCURA EMPREGADA? +258 21 498 182

0 cart - MT0.00

Mordomo / Governanta

Mordomo / Governanta

O perfil de um mordomo é exigente do ponto de vista das competências e do caráter

MordomosFiguras de culto, plenas de carisma e de tradição, os mordomos são os responsáveis máximos de todos os prestadores de serviços domésticos. É ao mordomo – se for um homem – ou à governanta – se for mulher – que cabe verificar se as tarefas foram efetuadas na perfeição e se tudo dentro de casa funciona de forma dinâmica e coordenada. O mordomo e a governanta são os primeiros a responder perante os patrões e são eles que gerem o trabalho dos restantes funcionários, garantindo que o nível de serviço está próximo da excelência.

Este nível de responsabilidades requer do perfil do mordomo ou da governanta um nível de competências muito exigente e abrangente. O caráter de quem desempenha este tipo de funções é tão ou mais importante que o seu leque de competências. De um mordomo ou de uma governanta espera-se sempre um grau de lealdade máximo, bastante acima do de outros funcionários.

O processo de recrutamento e a seleção de mordomos e governantas é bastante exigente e deve ser efetuado por profissionais.

Isto torna a tarefa de recrutamento e seleção de mordomos e governantas extremamente exigente e responsável. A melhor forma de contratar um mordomo ou uma governanta que cumpram com os requisitos exigidos é atribuir a sua seleção a uma empresa de recrutamento especializada na seleção de recursos humanos de serviço doméstico. As tarefas de triagem e de escolha dos melhores candidatos, assim como a confirmação de todas as referências que estes apresentam, requerem a apreciação por parte de especialistas em diversas áreas, como os recursos humanos, a sociologia ou a psicologia social.

A tarefa de recrutamento de mordomos e de governantas é extremamente difícil e exigente. Avaliar todas as competências e valências que um mordomo e uma governanta devem ter, exige tempo e disponibilidade, assim como uma capacidade de análise e de avaliação exímias.

Quais as principais vantagens de contratar um mordomo?

Um bom mordomo deve antecipar-se às necessidades dos seus patrões e estar sempre um passo à frente do que é preciso numa casa. Além disso, um mordomo ou uma governanta devem conhecer e conseguir satisfazer todos os “caprichos” e exigências dos senhores da casa onde servem, por mais extravagantes que estes possam ser.

Outras duas características de um bom mordomo são um razoável nível de educação e um bom gosto bastante refinado. Um mordomo, assim como uma governanta, devem ainda possuir um grau de bom senso assinalável. Alguns mordomos têm ainda aptidões especiais, como tocar instrumentos musicais clássicos ou compreender as oscilações da bolsa de valores. Por outro lado, um mordomo competente deve ainda ser capaz de acender um charuto corretamente e saber distinguir entre um «puro» cubano e um charuto porto-riquenho.

Dinamismo, lealdade e cordialidade são algumas das características exigidas a uma boa governanta

À governanta cabe a tarefa de «faz tudo». A governanta é a líder das empregadas domésticas, a responsável por administrar o funcionamento doméstico da casa, acompanhando e supervisionando o trabalho de todas as outras empregadas domésticas, como as cozinheiras, as empregadas de limpeza, os motoristas e os jardineiros, entre outros. É da alçada de uma governanta gerir os serviços de limpeza e a organização de uma casa, incluindo a supervisão dos serviços de arrumação da respetiva habitação.

Uma boa governanta deve ter algumas características intrínsecas, como dedicação, descrição, cordialidade, apurado sentido crítico e dinamismo. Isto além dos conhecimentos específicos necessários ao desempenho da sua profissão. Deve ainda ser uma pessoa extremamente disciplinada, coordenada e com capacidade de liderança, uma vez que vai estar à frente de uma equipa dedicada ao serviço doméstico de uma casa com especificidades e exigências bastante elevadas.

Qual o vencimento e vínculo contratual de um mordomo?

Um mordomo e uma governanta têm vencimentos superiores aos dos restantes empregados de serviços domésticos, tipicamente entre os €1.200 e os €2.200. Afinal, são eles que assumem a responsabilidade pelo trabalho dos demais e que dão a cara pelo serviço prestado. Embora não haja uma tabela remuneratória reservada a esta profissão, os seus vencimentos devem superar significativamente os dos restantes funcionários.

Os contratos de trabalho dos mordomos e das governantas são equiparados aos do restante pessoal de serviço doméstico, incluindo as contribuições para a Segurança Social, seguro de acidentes de trabalho, subsídio de férias e de Natal, assim como eventuais prémios que os patrões entendam atribuir.

Para saber mais sobre mordomos e governantas, contacte os nossos serviços de recrutamento e seleção.

Recrutar Mordomo / Governanta agora!